PT ENG
< Voltar

Rota das Camélias

A rota das camélias inclui diversas tipologias desta planta de culto, existentes nos jardins e áreas verdes da ilha de São Miguel: camélias com valor histórico, exemplares e conjuntos notáveis, coleções de camélias antigas e coleções diversificadas em espécies, cultivares e híbridos.

O entusiasmo em torno das espécies ornamentais do género Taeacea motivou a partir de meados do século XIX, uma verdadeira “corrida” entre os horticultores e viveiristas pela produção de novos cultivares, que ainda hoje não cessou. Nos registos da ICS (International Camellia Society) contam-se mais de 20000 cv de camélias, incluindo também muitos híbridos.

Nos Açores, os solos ácidos e o clima temperado favoreceram o crescimento destas plantas originarias do extremo oriente (Japão, China, Coreia e Vietname) e em São Miguel persistem diversas coleções históricas de camélias antigas, bem como exemplares notáveis e flores consideradas de relevo histórico; há ainda duas modernas coleções que incluem uma diversidade de espécies de camélias menos usuais nos jardins, cultivares e híbridos muito atrativos.